Biopedância

EXAMES ECOGRAFICOS

EXAMES CARDIOLÓGICOS

Nossos exames

A clínica Cardiofitness surge para atender uma demanda cada vez maior por atendimento médico de qualidade à preço justo. Uma empresa do grupo Multiclínicas, que há mais de 20 anos cuida do brasiliense, somos especializados em tudo que envolve o bem-estar do seu coração, reunindo uma série de exames para oferecer o melhor no cuidado com a sua saúde.

Biopedância

A bioimpedância é um exame que analisa a composição corporal, indicando a quantidade aproximada de músculo, osso e gordura. Esse exame é muito utilizado em academias e complemento em consultas de nutrição para avaliar os resultados do plano de treino ou da dieta, por exemplo, e pode ser realizado a cada 3 ou 6 meses para se comparar resultados e verificar alguma evolução da composição corporal.

Avaliação da composição corporal

por dxa

O exame de densitometria de corpo inteiro é superior às medidas das dobras cutâneas e à bioimpedância, considerado o método científico “padrão ouro” para avaliação da composição corporal. O paciente obtém, de forma precisa, as massas muscular e gorda totais e por segmentos, além da gordura visceral estimada no abdome e a taxa metabólica basal, ou seja, uma estimativa de quantas calorias são consumidas para manter a temperatura corporal, batimentos cardíacos e respiração.

Prazo de entrega: 03 dias úteis

EXAMES ECOGRAFICOS

ECOGRAFIA ABDÔMEN TOTAL

Ultrassom ou ecografia do abdome total tem a finalidade de avaliar fígado, vesícula biliar, baço, pâncreas, rins, intestino, bexiga, aorta, veia cava inferior e adrenais para determinar a causa de dor abdominal, localizar cálculos na vesícula e vias biliares ou nos rins e vias urinárias. Nas mulheres, esse exame permite, também, examinar o útero, as trompas uterinas e os ovários, pesquisar as causas para dor pélvica, sangramento menstrual anormal, diagnóstico de cistos e tumores de ovário de útero e de bexiga. Nos homens, permite a visualização da próstata, bexiga e vesículas seminais, ajudando na detecção de doenças prostáticas, como aumento da próstata, presença de nódulos e câncer.

ECOGRAFIA MAMAS

Para analisar o tecido mamário e detectar eventuais alterações, por exemplo, um nódulo (uma lesão sólida) ou um cisto (uma lesão cheia de líquido). Deve ser realizada sempre em conjunto com a mamografia. A ultrassonografia é indicada para mulheres com mamas muito densas ou que tenham imagens de coleções líquidas, as quais são mais difíceis de ser interpretadas pela mamografia. Pode ser utilizado para auxiliar a realização de biópsia dirigida (um procedimento invasivo no qual um pequeno fragmento do tecido é coletado para exame laboratorial).

ECOGRAFIA MEMBROS INFERIORES

Para estudar a circulação sanguínea nas principais veias das pernas. É sempre realizado com o recurso de doppler, que permite a visualização da direção e intensidade do fluxo sanguíneo. Esse exame permite, também avaliar o fluxo sanguíneo das veias superficiais e das veias que ligam as superficiais com as profundas (chamadas veias perfurantes). Dessa forma, é possível avaliar a condição de insuficiência venosa, que causa as varizes dos membros inferiores, inchaço e dor nas pernas.

ECOGRAFIA TRANSVAGINAL

Para avaliar a situação dos órgãos reprodutivos femininos, ou seja, o útero, os ovários,as trompas uterinas, o colo uterino e vagina. Como é realizado pela via endovaginal, ele fornece imagens com maior definição do que as obtidas pelo exame realizado pelo abdome. Podem ser diagnosticados problemas como dor pélvica crônica, presença de cistos e tumores ovarianos, tumores e pólipos uterinos e outros tumores na pelvis. Também pode ser útil na avaliação de sangramentos uterinos anormais, endometriose, para o estudo de causas de infertilidade e diagnóstico de gravidez ectópica (quando o feto se localiza fora do útero). O ultrassom endovaginal também pode ser realizado no acompanhamento pré-natal.

ECOGRAFIA DO APARELHO URINÁRIO (RINS E BEXIGA)

Avalia, por meio de um aparelho chamado ecógrafo, o aparelho urinário por completo a fim de diagnosticar diversas patologias ou doenças. É dividia em ecografia renal e das vias urinárias, que avalia rins, ureteres e bexiga, e ecografia renal e supra renal, que avalia os rins e as glândulas supra-renais.

ECOGRAFIA DE PRÓSTATA

Utilizando ultrassons, a ecografia de próstata permite, sobretudo, avaliar a condição da glândula prostática. O exame diagnostica uma série de patologias e pode ser realizada por pessoas de qualquer idade.

ECOGRAFIA PÉLVICA ABDOMINAL

Permite avaliar a região do abdómen inferior, onde está localizada a pélvis. No homem, é responsável por mostrar a bexiga a próstata e as vesículas seminais. Nas mulheres, a ecografia pélvica feminina permite avaliar tanto a bexiga quanto os órgão ginecológicos (útero e ovários). Pode ser realizada por via supra pública (nos homens) e via transvaginal (nas mulheres).

ECOGRAFIA DA TIREÓIDE

Além de facilitar a visualização de pequenas alterações na tireoide, a ecografia da tireóide consegue mostrar problemas antes mesmo que o paciente apresente os primeiros sintomas. É um exame simples, rápido, seguro e que pode fazer toda diferença no tratamento.

EXAMES CARDIOLÓGICOS

O que é? O Ecocardiograma é um método diagnóstico que utiliza um princípio semelhante ao do ultrassom. É muito usado para a detecção de alterações estruturais ou funcionais do coração, pois fornece informações sobre a anatomia e a morfologia do órgão.

Por que fazer o exame? O Ecocardiograma pode sugerir uma doença em fase inicial ou até congênita que não tenha se expressado até aquele momento. Um dos principais objetivos do exame é determinar se existem alterações estruturais no coração.

ECOCARDIOGRAMA

O que é? O Holter é um exame realizado por meio de um dispositivo portátil. O paciente deve ficar com ele acoplado na cintura por um período de 24 horas executando todas suas atividades rotineiras: andar, trabalhar, comer. O holter registra os batimentos cardíacos do indivíduo e detecta se houve alguma alteração ao longo do período.

Por que fazer o exame? O objetivo do Holter é avaliar as variações do ritmo e da frequência cardíaca que ocorrem no período. É recomendado quando o paciente se queixa de tontura, palpitação e falta de ar. A partir desse procedimento, é possível identificar a presença de arritmias ou disritmias.

HOLTER

A MAPA (assim mesmo, no feminino) é a sigla de Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial. Trata-se de um exame útil tanto no diagnóstico e no acompanhamento da Hipertensão Arterial.

Principais indicações: Hipertensão elevada somente no consultório hipertensão do jaleco branco Hipertensão muito alta sem melhora com uso de medicamentos Pressão arterial em níveis limítrofes Hipertensão elevada somente no consultório (hipertensão do jaleco branco)

MAPA

O que é? O teste ergométrico é um exame complementar de diagnóstico cardiológico feito com o paciente em uma esteira ou bicicleta ergométrica, para que sejam observados os comportamentos da frequência cardíaca e da pressão arterial durante os estados de repouso e esforço.

Por que fazer o exame? Por meio do teste ergométrico é possível diagnosticar avaliar a capacidade cardiorrespiratória e verificar a existência de enfermidades como arritmias, isquemia miocárdica e doença arterial coronariana (aterosclerose coronariana).

TESTE ERGOMÉTRICO